Atualização de medidas – COVID-19 – Ano Letivo 2021/2022

O Politécnico de Leiria, com o apoio e colaboração transversal de todos os membros da sua comunidade académica, conseguiu assegurar uma atividade de elevada qualidade durante todo o ano letivo 2020/2021, apesar das limitações relacionadas com a Pandemia por SARS-CoV-2.

A elevada taxa de vacinação que atingimos em Portugal, bem como as decisões que têm vindo a ser tomadas e anunciadas pelo governo e autoridades de saúde, permitem que, garantindo a segurança da comunidade do Politécnico de Leiria, se possa planear um regresso às atividades presenciais.

Assim, nos termos das Orientações às Instituições Científicas e de Ensino Superior para garantir a realização de atividades letivas e não letivas presenciais (DGES/DGS) e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 114-A/2021 de 20 de agosto, o Politécnico de Leiria adota, a partir de dia 13 de setembro, as seguintes medidas:

1. São retomadas com total normalidade as atividades letivas e os contextos de aprendizagem suportados pelo ensino presencial, de acordo com o adequado e previsto no âmbito da modalidade de funcionamento de cada ciclo de estudos.
  2. São retomadas com total normalidade as atividades não letivas de suporte, as atividades de investigação e desenvolvimento em contexto presencial, respeitando as exceções previstas na lei e as orientações vigentes.
  3. As Direções das Escolas, em articulação com as Coordenações de Departamento e Coordenações de Curso, definem as metodologias de mitigação de riscos que sejam adequadas à sua realidade específica.
  4. Mantém-se a obrigatoriedade do uso da máscara em todos os espaços interiores do Politécnico de Leiria. Os docentes durante as atividades letivas poderão prescindir do uso da máscara, desde que garantida a distância de segurança. Nos espaços exteriores a utilização da máscara é recomendada, sempre que não seja possível manter a distância de segurança.
  5. Continuará a ser disponibilizado equipamento de desinfeção (mãos e superfícies), devendo manter-se a sua utilização nos acessos aos espaços de atividade letiva ou laboral e na desinfeção dos espaços após a sua utilização.
  6. Deve continuar a ser privilegiada a renovação frequente do ar em todos os recintos fechados, mantendo portas e janelas abertas. Se possível, as portas de acesso aos edifícios e às salas de atividade devem permanecer abertas de forma a evitar o toque frequente em superfícies e a permitir uma melhor circulação do ar dentro dos espaços.
  7. Os ginásios, outras instalações desportivas e as salas de expressão corporal e/ou dramática devem cumprir todas as medidas de higiene e controlo ambiental mencionadas anteriormente, bem como o adequado distanciamento físico, podendo ser dispensado o uso da máscara durante a execução dos exercícios.
  8. Os serviços de atendimento devem reforçar o atendimento presencial, recomendando-se o agendamento prévio.
  9. As reuniões podem tomar o modo presencial ou recorrer a meios telemáticos (vídeo ou teleconferência), incluindo a prestação de provas públicas, nomeadamente, de defesa de dissertação, trabalho de projeto ou relatório, júris dos concursos no âmbito da carreira docente do ensino superior, de investigação, do corpo técnico e ainda nas reuniões de órgãos de governo e de gestão.
  10. Mantém-se o funcionamento das residências de estudantes com as regras atualmente em vigor, alargando a lotação dos espaços comuns.
  11. Os espaços de alimentação devem recuperar a organização de mesas existente antes das limitações decorrentes da pandemia por SARS-CoV-2, deixando um lugar de intervalo entre os utilizadores. As cantinas manterão o serviço de take-away e o alargamento de horários do serviço de refeições.
  12. Perante um caso provável ou possível devem ser seguidos os circuitos e procedimentos definidos no Plano de Contingência do Politécnico de Leiria e contactado o SNS24, dando cumprimento às indicações recebidas.

A vacinação contra a COVID-19 é fortemente recomendada para a proteção da Saúde Pública e para o controlo da pandemia por SARS-CoV-2.

Apelamos à continuação deste esforço, para que, em conjunto, consigamos assegurar o cumprimento das regras de segurança, adotando comportamentos que protegem todos, de modo a garantir a retoma da normalidade da vivência académica e social, que é certamente a aspiração e desejo de todos!

Agradecemos uma vez mais o esforço, colaboração e resiliência exemplares de todos os membros da nossa comunidade académica.

Dê-se conhecimento à comunidade académica e publique-se no sítio na Internet do Politécnico de Leiria.

Despacho n.º 216/2021
Atualização de medidas – COVID-19