Atividade do Politécnico de Leiria – Compromisso institucional de todos

Apesar de estarmos a atravessar um tempo de elevada pressão social, quero, uma vez mais, agradecer toda a vossa dedicação e compromisso nos processos de transformação social e profissional que estamos a viver.

A nossa capacidade de resposta enquanto instituição tem sido notável. Na verdade, só está a ser possível com muito esforço e trabalho de todos.

No final da primeira semana, em que passámos o nosso modelo de ensino-aprendizagem para a distância, para além da utilização de outras plataforma e estratégias para o ensino a distância, tivemos no moodle 881 professores e 9768 estudantes online e a trabalhar com, aproximadamente, 2 milhões de interações. A todos muito obrigado!

Não posso deixar de agradecer, uma vez mais, a todos os serviços, sem exceção, por todo o trabalho e compromisso, fundamentais para mantermos a nossa atividade e honramos a nossa missão enquanto instituição de ensino superior pública.

Neste contexto, particularmente difícil, temos acompanhado diariamente os nossos estudantes que estão em mobilidade internacional. Com um acompanhamento notável dos nossos serviços de mobilidade e cooperação internacional e em estreita articulação com o nosso ministério e a secretaria de estado das comunidades, já regressaram 78 estudantes. Ainda temos 67 estudantes fora do país que estamos a acompanhar e em contacto de modo permanente.

Com o esforço, dedicação e compreensão de todos, conseguimos, em muito pouco tempo, gerar as condições para que professores, investigadores e corpo técnico ficassem em teletrabalho.

Quero dizer-vos que continuamos com as nossas residências abertas em Peniche, Caldas da Rainha e Leiria, onde permanecem 120 estudantes. Temos cantinas abertas com serviços de take-away em Leiria, Caldas da Rainha e Peniche, a pensar num serviço de qualidade e responsabilidade social à nossa comunidade, mas também para outras necessidades que venham a existir, em particular a pensar nos profissionais de saúde. Às nossas e nossos “gigantes” profissionais dos serviços de ação social, que continuam a permitir esta resposta, muito, muito obrigado. Ninguém se vai esquecer da vossa generosidade e profissionalismo!

Finalmente, quero também partilhar convosco que o Politécnico de Leiria entregou ao Centro Hospitalar de Leiria e ao Centro Hospitalar do Oeste 5000 pares de luvas de proteção individual, 100 pares de luvas cirúrgicas e 600 máscaras de proteção individual.

Dentro deste difícil contexto, o garante da normalidade de funcionamento institucional, depende de todos.

Termino agradecendo uma vez mais o vosso compromisso e resiliência, apelando a que todos cumpram escrupulosamente as recomendações das autoridades de saúde.

Neste momento, continuamos sem conhecimento de qualquer caso de COVID-19 na comunidade Politécnico de Leiria. Protejam-se e protejam os vossos!

21 de março de 2020