Atividade do Politécnico de Leiria – Compromisso institucional de todos

Neste tempo de grande tensão social, insegurança e vulnerabilidade, quero, uma vez mais, agradecer todo o vosso empenho, resiliência e dedicação, nomeadamente nesta transição para o ensino a distância.

O vosso compromisso e capacidade de resposta têm sido notáveis. As nossas Direções, os nossos Coordenadores de Curso e os nossos Professores têm dado respostas dedicadas e muito competentes. Os nossos estudantes estão a revelar uma elevada maturidade e uma compreensão tolerante, nomeadamente no entendimento que este é um processo de mudança muito rápido e que a melhoria tem que ser contínua.

Ontem, no primeiro dia em que passámos toda a nossa atividade letiva para o ensino a distância, tivemos, apenas no moodle, 698 professores online, 7173 estudantes online e 275000 interações em 1994 unidades curriculares, para além da utilização de outras plataforma e estratégias para o ensino a distância. A todos muito obrigado!

Não posso deixar de agradecer a todos os serviços, sem exceção, por todo o trabalho e compromisso, fundamental para mantermos a nossa atividade e honramos a nossa missão enquanto instituição de ensino superior pública. Neste contexto, quero de modo particular agradecer todo o trabalho da Unidade de Ensino a Distância, dos Serviços de Ação Social, dos Gabinetes de Comunicação, da Mobilidade e Cooperação internacional, dos Serviços Informáticos e a ainda toda a agilidade na resposta dos Recursos Humanos e Serviços Financeiros.

Em dois dias foram preparados mais de 130 computadores para permitir teletrabalho e aumentámos, de modo transversal, a nossa capacidade de reposta online e telefónica.

Dentro deste contexto difícil, o garante da normalidade de funcionamento institucional, depende de todos.

Termino agradecendo uma vez mais o vosso compromisso e resiliência, apelando a que todos cumpram escrupulosamente as recomendações das autoridades de saúde.

17 de março de 2020

Rui Pedrosa