Informação à Comunidade Académica

Reiteramos junto da comunidade académica que o Politécnico de Leiria está a acompanhar a situação relativa ao COVID-19 (novo Coronavírus) em contacto permanente com as instituições e autoridades de saúde competentes, e a seguir as suas orientações.

O Politécnico de Leiria está a monitorizar os estudantes que estiveram na China e não existe nenhum caso identificado como de risco. 

Importa estar muito atento, mas lidar com esta situação com serenidade, tolerância mútua e respeito pelo próximo. O Politécnico de Leiria é uma instituição multicultural e inclusiva e tudo fará para manter um elevado padrão de compromisso social.

Neste início do segundo semestre, apelamos a todos para que cumpram as recomendações e medidas aconselhadas pela Organização Mundial de Saúde, pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e pelas autoridades de saúde locais, nomeadamente no que se refere a medidas de controlo e prevenção. Assim, e acompanhando o trabalho da DGS, o Politécnico de Leiria recomenda:

– Lavar frequentemente as mãos;

– Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);

– Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;

– No caso de apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória e tenha estado na China ou contactado alguém com caso confirmado ou provável de COVID-19 nos 14 dias antes do início destes sintomas, deve:

  1. Se estiver em casa, permanecer em casa e contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24). Só depois deverá informar o Politécnico de Leiria, que lhe prestará o apoio necessário;
  2. Se estiver no serviço/Escola, solicitar na receção do edifício/campus mais próximo que lhe seja providenciada uma máscara, coloque-a em si próprio, e solicite a disponibilização do acesso à sala de isolamento para aí contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

Para atualização permanente desta informação pode consultar a página da DGS, disponível em https://www.dgs.pt/ ou as redes sociais da DGS.

Reforçando os comunicados da DGS, o Politécnico de Leiria apela à serenidade de todos.

14 de fevereiro, 2020

Rui Pedrosa

Presidente

Comments are closed.