ATUALIZAÇÃO DE MEDIDAS COVID-19 – 2.º SEMESTRE 2020/2021

O Politécnico de Leiria, com o esforço e colaboração de todos os membros da sua comunidade académica, conseguiu assegurar a atividade letiva presencial durante o 1.º semestre e, simultaneamente, ser uma instituição de ensino superior pública socialmente responsável no apoio à sua comunidade e à região onde está inserido.

Durante todo este tempo, complexo e de elevada incerteza, hoje, provavelmente, estamos a viver o período mais duro no nosso país, na nossa região, incluindo em contextos pessoais e familiares diretamente ligados à COVID-19 no seio da nossa comunidade académica e no sistema nacional de saúde. Por tudo isto, importa dar tranquilidade, estabilidade e manter as medidas adicionais de reforço de segurança e contenção da pandemia, colaborando ativamente com as autoridades políticas e de saúde, protegendo todos.

Assim, no quadro do estado de emergência declarado pelo Decreto do Presidente da República n.º 9-A/2021, 28 de janeiro, e das medidas legislativas atualmente vigentes, e ouvidos os Diretores da Escolas, o Politécnico de Leiria adota as seguintes medidas:

1. O calendário letivo mantém-se inalterado;

2. O 2.º semestre iniciará com atividades letivas exclusivamente online, que se manterão até à interrupção letiva da Páscoa, em 27 de março. As Direções das Escolas articulam a organização e implementação das atividades letivas online, mantendo a comunidade académica informada, através da página web da Escola e dos canais de comunicação habituais. Findo este período, e, face à evolução da pandemia, caso estejam reunidas as condições de segurança, serão retomadas as atividades letivas e os contextos de aprendizagem, essencialmente, suportados pelo ensino presencial;

3. Os estágios, práticas pedagógicas e ensinos clínicos poderão manter-se em funcionamento presencial, respeitando as regras vigentes para o setor de atividade em que se inserem;

4. O prazo de entrega de dissertações, relatórios de trabalho de projeto e relatórios de estágio previsto até 31 de março de 2021, é prorrogado até 30 de setembro de 2021;

5. Serão admitidos à avaliação em época especial, até ao limite de 30 créditos ECTS, todos os estudantes com inscrição em 2020/2021, sendo este acesso dependente de inscrição e do pagamento do emolumento previsto para estudantes bolseiros;

6. Mantém-se vigentes as medidas constantes do Despacho n.º 19/2021, não alteradas pelo presente despacho.

7. As medidas continuarão a ser monitorizadas e avaliadas em permanência, podendo ser comunicadas novas orientações, face à evolução da pandemia, às orientações das autoridades de saúde e a situações excecionais que o possam exigir.

Dê-se conhecimento à comunidade académica e publique-se no sítio na Internet do Politécnico de Leiria.

Despacho n.º40/2021
Atualização de Medidas – COVID 19 – 2.º Semestre 2020/2021